As classes sociais definem o conjunto dos indivíduos ou grupos que possuem, dentro da estrutura de uma sociedade, a mesma situação de renda, poder, oportunidade e riqueza. Assim, os cidadãos que pertencem a uma mesma classe social desfrutam coletivamente de igual ou prestígio.
As classes sociais podem ser definidas a partir das relações econômicas ou de acordo com as ações coletivas, prestígio social, identidade familiar, interesses de grupo, tradições, comportamentos e oportunidades.
A sociedade brasileira é capitalista- desigual e estratificada. Por meio do trabalho assalariado, nela predomina a produção de serviços e mercadorias que fornecem lucros aos proprietários, remunerando-se a força de trabalho em espécie: um salário ao final da jornada ou do mês.
Pertencem aos estratos ‘’A’’ e ‘’B’’, às classes altas ou dominantes, às categorias privilegiadas da sociedade. As classes C, D e E vivem de salário, estabelecem uma nova divisão de renda, prestígio e qualificação profissional, ou seja, fazem parte das classes Média ou Baixa.
Pessoas consideradas miseráveis são aquelas pessoas que não possuem quaisquer direitos, não conseguem arrecadar um único tostão por dia para a sua sobrevivência. A esse chamamos de ‘’lúmpen’’, vivem em estado de extrema pobreza, não participando da produção, da distribuição e do consumo do país.
No país existem milhões de excluídos, que não dispõem de recursos que garantam as suas necessidades básicas, ou seja, privados de assistência e tratamento de saúde, abrigo, escola, água, esgoto, comida e informação. Estão à margem, por isso marginalizados, na informalidade, não pertencendo sequer à categoria dos que vivem do trabalho remunerado a um mínimo salário.
Essa variedade de classes sociais ilustra as formas de estratificação e demonstra que existem infinitas possibilidades de mobilidade social, fazendo das sociedades capitalistas as mais abertas, dinâmicas, mutáveis e em constante transformação, entre todas que a espécie humana já construiu.Por: Thatyane C. de Jesus 3ª A
Nenhum comentário:
Postar um comentário