Segundo Marx e necessário a existência do homem para que este possa pensar, ou seja, primeiro o homem tem que produzir suas condições matérias e secretas de vida, pelo trabalho, que são os bens necessários a sua existência e à sua sobrevivência.
A esse processo Marx deu o nome de infraestrutura.
Existe uma base econômica na sociedade que esta relacionada as formulas de produção de bens necessária para sobrevivência. A própria sociedade cria a necessidade sempre superiores em quantidades e sem qualidades e são essas necessidades crescentes que incentivo o desenvolvimento constante das forças produtivas. Assim, o trabalho para o homem e ontológico, quer dizer , indissociável da existência humana – não e uma opção. E por isso que o modo de produção consiste nas forças produtivas e nas relações sociais de produção que , juntas , criam a existência numa determinada sociedade.
A desigualdade de propriedade cria contradições que provam um processo revolucionário. As forças produtivas e as relações sociais determinadas por elas modificam-se a cada momento, por isso são determinadas historicamente esse momento ocorre a medida que vão aumentando as necessidades. E materialismo por que o homem esta produzindo sua existência de forma concreta, trabalhando e produzindo as coisas da vida, e assim , a cada mudança dessa maneira de produção faz com que mude a maneira de se viver também.
Para Marx, não são os pensamentos que determinam a vida :e a vida que determina os pensamentos. Esta e a base do materialismo histórico em contra posição ao idealismo hegeliano .Não são as relações sociais que determinam a vida e sim ao contrario. Vivemos de acordo com nossa época e produzimos bens necessários para viver cada época.Entretando,vejamos como , segundo Marx , a realidade aparece inventada e invertida tomada de ideologia. Tendo poder nas mãos, a burguesia faz o discurso filosófico que convencem os trabalhadores de que a propostas de modernidade seria o melhor para o futuro.
O estado burguês de direito politico ,ou , nas palavras de Max, a superestrutura , instui as ideias de igualdade e liberdade seguindo, com isso, a denominação de sua ideologia. A burguesia tem o poder econômico e consegue tomar o poder politico para convencer a todos que esse e o melhor caminho, com classe social dominante faz uso de um discurso que consiste na afirmação de que todos tem direitos iguais, desde que aceitem a relação de exploração.
Por: Ludimilla Mattos
citações de Weber sobre a desigualdade social?
ResponderExcluir